Ortopedia e Traumatologia

A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético, além de diagniosticar, tratar e acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor.

Doenças comuns, que devem ser tratadas por um ortopedista são:

  • Dores articulares;
  • Artrose;
  • Lesão nos ligamentos;
  • Dores musculares (Mialgia);
  • Lombalgia, dores na coluna e seus reflexos;
  • Lesões Musculares;
  • Tendinites e etc.

Quais são as especialidades em ortopedia?

  • Coluna;
  • Cotovelo;
  • Doenças metabolicas ósseas como OSTEOPOROSE;
  • Joelho;
  • Mão;
  • Pés;
  • Quadril;
  • Ombro;
  • Oncologia.

A Ortopedia brasileira é uma especialidade reconhecida mundialmente devido à excelência dos profissionais, pois para que se tornem especialistas, após graduarem-se em Medicina há a necessidade de cumprirem o processo de Residência Médica que dura em média três anos e no caso de sub-especialidades como as citadas mais dois a três anos em média.

Ou seja um Ortopedista, estuda seis anos na faculdade, cumpre três anos de Residência e cerca de dois anos para sub-especilizar-se, totalizando onze anos de estudo e preparo profissional.

Visando a melhor observação técnica os ortopedistas ainda são avaliados PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, num concurso para a aferição e conhecimento ortopédico quando sçao declarados Membros Titulares da sociedade.

Ao final ainda saio submetidos a uma prova para se tornarem Membros Titulares da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Trauma.

Por isso nossos especialistas são muito bem considerados em todo o mundo, especialmente pela magnitude dos acidentes que enfrentamos no nosso país e pacientes vitimados por violência no cotidiano dos grandes centros, vitimados por ferimentos ocasionados por diferentes tipos de armamentos de grosso calibre.

TRATAMENTOS ORTOPÉDICOS

Como as pessoas estão vivendo cada vez mais as repercussões da passagem dos anos pelos ossos a articulações se intensificou. Acreditamos que todas as pessoas acima dos cinqüenta anos de idade tenham experimentado alguma vez na vida, um episódio de dor articular,como:  dor na coluna, dor nas articulações provocando impedimento para a execução das atividades normais diárias. 

Atualmente a Ortopedia possui vasto arsenal terapêutico possibilitando que as pessoas permaneçam a maior tempo de forma saudável, com dores controladas, ou erradicadas, mesmo em processo mais acentuados de desgaste articular, graças a diferentes tipos de tratamento como: 

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

 Viscossuplementação é o nome do tratamento que envolve a injeção intra-articular (ou infiltração) de ácido hialurônico. O líquido funciona como um lubrificante regenerador osteoarticular, permitindo melhora do desgaste promovido pela passagem dos anos, sendo uma excelente indicação para o joelho, quadril e em outras articulações

INFILTRAÇÃO

A infiltração corresponde à injeção de qualquer remédio no joelho. Normalmente, a administração de uma substância antinflamatória que proporcionará alívio pela diminuição dos fatores inflamatórios e degenerativos locais

ARTROSCOPIAS

A artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite investigar o interior de uma articulação usando um aparelho chamado artroscópio. O artroscópio é um equipamento composto por uma haste longa, com uma câmera acoplada que permite visualizar a articulação através de um monitor, facilitando a correção de danos de forma microinvasiva, restabelecendo o indivíduo em menor tempo que com cirurgias abertas

PROCEDIMENTOS MICRO-INVASIVOS NA COLUNA E OUTRAS REGIÕES CORPORAIS.

A Radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, realizado com sedação e anestesia local, que se tornou uma grande esperança para o tratamento da dor crônica da coluna (dor cervicaldor lombarhérnia de disco), que é indicado quando pacientes que não melhoram com o tratamento clínico, pacientes que não podem ou não querem ser submetidos a cirurgias abertas e também para pacientes que já foram operados da coluna e não melhoraram.

Quando o paciente apresenta boa resposta às infiltrações da coluna, ou seja, a estrutura responsável por gerar dor no paciente foi bem identificada a partir dos bloqueios diagnósticos e terapêuticos, a Radiofrequência pode ser utilizada.

Esta técnica permite a ablação de ramos nervosos responsáveis pela dor, preservando a parte do nervo que é responsável pela sensibilidade e pela força. A Radiofrequência Convencional funciona através do calor, causando lesão térmica nas estruturas alvo. A Radiofrequência Pulsada gera ondas seguidas de pausa, ou seja, a temperatura não eleva tanto quanto na convencional, e a corrente elétrica gerada modula as sinapses nervosas, acabando com a transmissão dos estímulos dolorosos.

 A partir de janeiro de 2014, a utilização da Radiofrequência para dor lombar foi incluída no rol de procedimentos da ANS, ou seja, os convênios são obrigados a autorizar o procedimento se houver indicação para tal.

IMOBILIZAÇÕES

O transtorno que algumas imobilizações gessadas proporcionavam foi substituído, em algumas situações, por imobilizações sintéticas, que permitem um tratamento seguro para diferentes doenças. Atualmente utilizamos, quando possível: Bota tipo Robocop, AFO ou Robofoot, imobilizadores tipo luva, tubo, tipóia americana tipo envelope, cintas, facilitam o tratamento e manutenção para atos da vida do cotidiano acelerando a recuperação com maior comodidade.

O que dizem nossos pacientes

Excelente clínica, excelente fisioterapeuta Dr Ana Cristina. Precisei pois tive paralisia facial(paralisia de bell), pesquisei pois não e tão comum fisioterapeuta que faça. Tive indicação da clínica e lá foi atendida pela Dr Ana, minha recuperação foi muito rápida, ótima profissional.

Ana Luiza Almeida

Oi estou aqui para agradecer pelo atendimento de todos da clínica uranos, as recepcionista são super simpáticas, meu esposo foi muito bem atendido, fez fisioterapia que ajudou muito. Indico para todos. Muito obrigada

Katia Rosa

Ótima Clinica! muito organizada,climatizada,equipamentos novos e sempre limpos,atendimento bem rapido,RECEPCIONISTAS EDUCADAS,GENTIS E MEDICOS EXCELENTES! recomendo para todos sem duvida alguma...

Gabriel Correa